09 setembro 2007

Jeremy Enigk

Ainda aproveitando os links do 4Shared. Para escrever um pouco sobre a tragetória do Jeremy Enigk, convidei meu amigo César Ovalle. Com a palavra...

"Em meados de 1992, em Seattle, bem no auge do grunge, surge uma banda que até então é uma das chamadas "pai do emo", o Sunny Day Real Estate.
Tudo bem que o nome inicial da banda não foi esse e nem muito menos quem fundou a banda é a pessoa da qual vou falar, mas talvez seja ele a peça mais importante de tudo: Jeremy Enigk.

Esse rapaz tem história pra contar e também muita música pra tocar. Multi-instrumentista, levou o rock arrastado do Sunny Day Real Estate para a SubPop e de lá explodiu com sua nova característica de compôr música. O primeiro álbum, intitulado "Diary" (1994), já diz muita coisa e dispensa comentários. Esse, talvez, e na minha opinião, seja não só o melhor álbum, mas também o maior divisor de águas da banda. Tanto que, após a turnê de divulgação desse mesmo disco, a banda já sofreu modificações na formação (e também o sr. Jeremy Enigk, que se converteu ao cristianismo).

De lá pra cá muita água rolou: várias idas e vindas de integrantes, várias modificações (até mesmo musicalmente) e o Sunny Day Real Estate nunca foi o mesmo do Diary, mas logicamente nunca chegou a ser ruim - muito pelo contrário.

Nesse meio tempo entre um disco e outro do Sunny Day Real Estate, Jeremy começou a sua nova fase religiosa e solo compondo seu primeiro trabalho, intitulado "Return of the Frog Queen" (1996), um trabalho acústico e com alguns trechos mais orquestrados. Após a saída de Dan Hoerner e consequentemente o fim do Sunny Day Real Estate, Jeremy ainda tentou uma outra banda com alguns mesmos integrantes do Sunny Day Real Estate, o The Fire Theft, lançando o debut album homônimo em 2003.

Talvez cansado de trabalhar como uma banda, Jeremy resolve seguir apenas sua carreira solo, e começou novamente sendo convidado para fazer a trilha do filme "The United States of Leland" (2004). Para a trilha, Jeremy compôs 5 faixas, sendo que o destaque vai para "Don't Go Racing", a qual descreve de sua forma metafórica e poética a vida de Leland. Aliás, um filme mais do que indicado para ser assistido, não somente pela trilha sonora mas sim pela lição de vida, moral e ética que o filme passa.

Já em 2006, levando mais a sério e produzindo melhor seu trabalho solo, Jeremy lança "World Waits" - que pra mim é o melhor disco dele até então. Músicas como "River to sea", "City Tonight" e "Canons" não me deixam mentir. Nesse ano vigente, Jeremy lançou seu mais novo álbum, "The Missing Link", o qual ainda não vou bater o martelo pois ainda não consegui analisar... O mesmo é composto por 4 músicas novas e mais 5 músicas do World Waits gravadas ao vivo. Posso dizer que pelo o que ouvi por cima, não chega a ganhar do "World Waits"... mas creio que seja cedo ainda assumir essa posição, é apenas uma aposta ;). Se bem que "On The Wayside", uma das músicas novas desse novo trabalho, me agradou muito.

Enfim... falar desse cara é realmente bastante complicado, ainda mais pra mim que sou um fã assumido de tudo o que ele faz, mas espero ter esclarecido aqui em poucas linhas e bem resumidamente o seu paradeiro até então. A pergunta que não quer calhar é: O que será que ele pensa sobre essa banalização do "EMO"? Pra mim, se ele estivesse morto, estaria se debatendo no túmulo."

Jeremy Enigk - 1996 - Return of The Frog Queen



1. Abegail Anne
2. Return of the Frog Queen
3. Lewis Hollow
4. Lizard
5. Carnival
6. Call Me Steam
7. Explain
8. Shade and the Black Hat
9. Fallen Heart

Download

Jeremy Enigk - 2004 - The United States of Leland OST



1. Ballroom
2. Don't Go Racing
3. Light Bulb
4. One and One is One
5. Set It On Fire

Download

Jeremy Enigk - 2006 - World Waits



1. A New Beginning
2. Been Here Before
3. River to Sea
4. City Tonight
5. Cannons
6. Damien Dreams
7. Wayward Love
8. Dare a Smile
9. World Waits
10. Burn

Download

2 comentários:

Fernanda disse...

Bom, já que gosta de Jeremy assim como eu, vai gostar de saber disso: http://www.punknet.com.br/noticias/mostra_noticias.php?id_noticias=4270
=)

amanda. disse...

esse filme "o mundo de leland" é um dos meus preferidos.