14 agosto 2010

Me³nsal - Dia 04. Seu livro favorito


Extremamente Alto & Incrivelmente Perto - Jonathan Safran Foer (Rocco, 360 páginas) é o meu livro favorito. Acho. A trilogia "As Crônicas de Arthur", do Bernard Corwell, está muito próxima do posto de livro favorito mas, ainda que eu seja muito fã de romances históricos, Safran Foer é irresistível. A escrita dele, melhor dizendo.

Quem me apresentou o autor foi minha amiga Daisy, a mãe do Francisco. Um dia ela me enviou um .doc com trechos de vários livros e autores. Entre eles, se não me engano, estava o Safran Foer com a poderosa passagem "Sometimes I can hear my bones straining under the weight of all the lives I'm not living", ou "Às vezes posso ouvir meus ossos se quebrando sob o peso de todas as vidas que não estou vivendo", em tradução livre. Claro, fui atrás de outras citações do autor e fiquei chocado. Mais do que isso, fiquei curioso em descobrir como essas frases soltas tão incríveis e que funcionam tão bem sozinhas se encaixavam em meio à uma narrativa completa, dentro de um contexto maior. Outra vez, me surpreendi.

O livro em questão conta a história do garoto Oskar Shell, de 9 anos. Absurdamente criativo, ele tenta lidar com uma perda drástica, devida ao 11 de Setembro. Ao encontrar uma chave nos pertences do pai, Oskar passa a se aventurar pela cidade em busca da fechadura. Diferentes recursos gráficos são usados durante o livro. Mesmo páginas em branco fazem parte da narrativa, que conta uma história paralela acontecida 50 anos atrás e que tem uma relação, mais tarde desvendada, com a busca de Oskar. É incrível a maneira com que Safran Foer conduz a história e torna tão verossímil um garoto de 9 anos ter atitudes e discursos tão fantásticos, lidando com emoções tão fortes quanto a perda e outros sentimentos tão complexos mesmo para um adulto.

Teria mais a dizer sobre o livro, mas estou tentando manter os posts curtos pra que a leitura não se torne cansativa e para que talvez uns comentários apareçam por aqui.

Sem comentários: