31 julho 2008

(Quase) todos estão surdos.

Desde a última atualização do iTunes (versão 7.7), os scrobbles do iPod no last.fm deixaram de funcionar corretamente. Isso significa que as músicas que ouço no aparelho não mais contabilizam na minha conta do site. Que importância isso tem? A princípio, nenhuma. O prazer (por oras dever, muitas vezes apenas costume) de ouvir música não está relacionado ao fato de que as pessoas fiquem sabendo o que ando ouvindo. O last.fm pode ser, também, um site de relacionamento. Mas antes de tudo, ao menos pra mim, é um site que revolucionou a relação virtual das pessoas com a música.

A forma como ouvimos música online, conhecemos novos artistas, trocamos sugestões e recebemos indicações, tudo se tornou mais fácil com o site. Não ter as músicas que eu ouço no iPod adicionadas à minha conta implica numa redução dessas indicações e sugestões. Outro ponto negativo é que a minha rádio pessoal no site não tem sido abastecida com novos artistas. Isso deixou de ser um problema desde que adquiri o iPod, pois agora minhas músicas - 29.406 até o presente momento - estão comigo onde eu for. Mas é muito legal poder ouvir meus artistas preferidos através do site, onde quer que eu esteja.

Por outro lado, descobri esses dias que o muxtape também pode ser vinculado ao last.fm! Ponto pro site, que pra ser perfeito só falta adotar o layout do mixwit, com as fitinhas K7 antigas. Pra quem não sabe, esses dois sites permitem que você crie mixtapes virtuais. Mixtapes são aquelas coletâneas em fita K7 que a gente (pessoal dos anos 80) gravava, geralmente pra dar de presente pra alguém. O esquema ainda vingou no começo dos CD-Rs, mas hoje em dia é prática extinta, imagino. Bom, pelo menos nos moldes antigos. Eu gosto do muxtape porque posso fazer coletâneas com as músicas que tenho no meu PC e gosto do mixwit porque posso fazer coletâneas com músicas que eu não tenho no meu PC! Como já dito, se por um lado o muxtape (limite: 12 músicas) tem esse link com o last.fm, o mixwit (limite: não descobri ainda) ganha no layout: você pode escolher entre dezenas de modelos de K7 antigos ou mesmo criar o seu a partir de uma foto qualquer. Inclusive a fitinha "roda" conforme a música toca. Bem legal! Útil, por exemplo, pra quem não tem um mp3 player e quer ouvir música no trabalho. Você entra no site e pronto, deixa rolar. Dá pra fazer isso pelo last.fm também, mas sem o charme de ser uma coletânea preparada por você. Ou que alguém tenha preparado pra você.

Voltando ao início do post, espero que o problema da interação iTunes/iPod/last.fm se resolva, pois disso depende minha constante renovação de novos artistas. Aproveitando o gancho, o que vocês andam ouvindo? Sugiram alguns artistas e discos, da mesma forma que fizeram com os livros. Aliás, em tempo: obrigado pelas dicas!

3 comentários:

Anónimo disse...

heheheh Que legal, o rolinho da direita vai enchendo conforme vão passando os tempos das músicas hehehe

Anónimo disse...

Eu conhecia o Muxtape, mas não sabia que já tinha essa integração com o lastfm. Vou resolver esse assunto agora mesmo. Já o mixwit eu ainda não conheço, achei interessante e vou procurar. Minha dica de música é qualquer uma do Soccer Team.

ps:muito obrigado pelo seu comentário no meu blog, aquele link sobre a árvore genética do rock tá sendo muito útil.
Abraço!

majv disse...

death cab for cutie, racounters, subways, motion city. muito boa tua playlist da pessoa especial.